Sadhana Informática
Procurar: ok






Posições obtidas
das efemérides
do programa
Astrologia Natal


Você está aqui: Home > Leituras > Textos e Artigos > Os Planetas e suas Vinculações com os Elementos

Seção de Textos e Artigos


Os Planetas e suas Vinculações
com os Elementos

por Benedito Paccanaro


FOGO! Sob Fogo cruzado

SOL e MARTE - tem relação com o elemento astrológico Fogo, donde derivam vontade, motivação que leva à ação, desejos de conquista, lutar e aventurar. Marte é o próprio verbo que gramaticalmente significa açao e é conhecido como "o braço direito do Sol". Possem forte conotação com o nosso sentido pessoal de vontade. Marte pode acrescentar o sentido de Fogo quando forte no mapa: angular, aspectos que recebe, signo localizado.  

JÚPITER - o senhor dos raios e trovões, como regente de uma casa ígnea, pode incutir Fogo no sentido de aventuras, conquistas, desbravar, rumar ao longe, vivenciar o lado esportivo - qualidades de ação e até o otimismo excessivo próprio do Fogo, aliado à Fé que incute forte poder pessoal.  

URANO - não tem natureza única que possa receber a taxação, porém sua açao de forma repentina e faiscante incute um choque elétrico, um impulso.  

PLUTÃO - devido sua natureza explosiva, vulcânica, pode soltar fogo também. O inferno não é só profundidade, escuridão, impera também o Fogo purificador.  

TERRA À VISTA!

SATURNO  - é, por excelência, o representante do elemento terra. Cristaliza, solidifica, torna real e palpável.  

VÊNUS - pode apresentar um lado "terreno" devido sua forte tendência ao palpável, ao material, posse, bens, aquisiçao, responde bem aos órgaos dos sentidos, o sabor, o tato, etc. Coisa materiais dão beleza, conforto, boa-vida, e um sentido forte de segurança para enfrentar a vida. O gosto pelo próprio luxo reflete o aspecto materialista, sob a égide da terra.  

ÁGUA É VIDA!

LUA e NETUNO - ambos tem forte entrelaçamento no jogo da emoções. Netuno abarca, oceaniza o Todo. São fluidos como a própria água, correm, escorrem, amoldam-se, escavam. Ambos em destaque no mapa colocam água na personalidade.

JÚPITER - quando se volta ao sentido de proteçao (o Deus-Pai), ser protegido num sentido de favorecimento e merecimento divinos. Proteçao sob o manto da religião, do amor ao divino, dos pensamentos e reflexões sobre a própria noçao de vida, nosso destino último, auto-ajuda num sentido de espiritualidade e motivado por uma promessa de vida futura melhor.  

VÊNUS - em decorrência de sua forte vinculaçao com reagente feminino.  

PLUTÃO - no que se refere ao sentido de grande profundidade e penetração, nos mais internos níveis emocionais. Não obstante poder "esconder" dado ao medo de se tornar vulnerável diante do outro. É impelido por fortes anseios e crises emocionais.  

DE VENTO EM POPA!

URANO - tem forte e precípua relação com o elemento aéreo pelo seu poder mental, motivado por flashes e insights, que podem ser chamado de intuitivos. Concede inteligência, mental em nível superior, favorecendo descobertas, invenções, etc. Um Urano forte no mapa concede forte atributo aéreo: angular, aspectando Mercúrio ou outros pontos do zodíaco, posicionamento por casa como a 3, 9 e 11, podem reforçar as atividades mentais e intelectuais.  

JÚPITER - quando se volta aos aspectos mais filosóficos, estudos superiores, formação universitária, doutorado, mestrado. O pensamento filosófico torna-o reflexivo, pensador, buscador das verdades de que se reveste o sentido da vida, de Deus, da espiritualidade, do distante.  

VÊNUS - principalmente, pelo envolvimento com o que se refere aos contatos e relacionamentos sociais gerando comunicação.

Texto elaborado por:
Benedito José Paccanaro
bjpaccanaro@uol.com.br

Publicado neste site em 06/03/2003

Vega Plus Online


Publique o seu texto

  • Envie o seu texto para o e-mail


Voltar
Voltar à lista de artigos