Sadhana Informática
Procurar: ok






Posições obtidas
das efemérides
do programa
Astrologia Natal


Você está aqui: Home > Leituras > Textos e Artigos > Mercúrio, o Planeta da Comunicação

Seção de Textos e Artigos


Mercúrio, o Planeta da Comunicação
por Emar Vigneron


Para entender todo o simbolismo de Mercúrio, devemos nos reportar à mitologia, ao deus Mercúrio (romanos)/Hermes (gregos).

Hermes, o deus da comunicação, da informação, da brincadeira, da dualidade, da esperteza. Um deus múltiplo, com capacidade de envolver a tudo e a todos, com o poder persuasivo de sua conversa.

Hermes, ainda no berço, foi capaz de roubar um exemplar do gado de seu irmão Apolo. Apolo, o deus da profecia, não tardou a descobrir quem foi o autor de tal façanha, e resolve apelar para Zeus, seu pai e pai de Hermes. Ele se vê obrigado a devolver o que pegou, mas, inventivo como ele só, sabendo que Apolo adora música, constrói, usando um casco de tartaruga, uma lira para presentear o irmão, e assim devolver-lhe o bom humor.

Essa mente engenhosa, perspicaz, criativa, é capaz de enganar, e de convencer, a tudo e a todos.

Esse deus mensageiro, que não tem uma única morada, já que é capaz de freqüentar os 3 mundos, é o único que entra e sai do Hades. O Hades é a morada dos mortos, onde quem entra não sai. Mas nada é capaz de impedir Hermes de transitar livremente por onde quer que seja. Suas sandálias com asas o levam a voar, seu capacete o torna invisível e seu caduceu é o símbolo da magia, do encantamento.

Diante disso tudo, acabamos por visualizar o nosso sempre pueril geminiano. Gêmeos é um dos signos regido por mercúrio, e vemos nos geminianos as diversas facetas do deus Hermes, que caracterizam esse planeta. Diante de um exemplar desse signo, é impossível não ceder. Ele sempre nos leva a fazer exatamente o que deseja de nós, com sua imensa habilidade com as palavras.

Em gêmeos vemos a curiosidade quase infantil, que o leva a buscar, através, dos fatos, conhecer um pouco de tudo. Ele é o mensageiro das informações, desde as de valor, como as mais fúteis, que são as fofocas (e isso ele deve evitar).

Mercúrio confere versatilidade ao geminiano. Altamente adaptável, ele é capaz de se dedicar a qualquer coisa que tenha ligação com o pensamento. Basta que nos lembremos do mercúrio que é usado nos termômetros, que desliza, se amolda.

Mas Mercúrio rege Virgem também. E aqui temos outra faceta mercuriana, a do apego aos detalhes, ao perfeccionismo, aos temores quanto à saúde. O lado nervoso desse planeta se reflete na ansiedade, típica de um ser que adora o movimento (movimento é, sem dúvida, uma palavra-chave para Mercúrio). Em Virgem temos essa ansiedade voltada para o terror que a palavra doença lhe causa. Em gêmeos temos os problemas respiratórios, a impossibilidade de parar, o excesso de fumo, a insônia, a propensão à desatenção.

Mercúrio em virgem está ancorado no planeta terra, logo, toda a sua energia se volta para o material, para o dinheiro, para a saúde, para a prática aplicação do pensamento.

Em gêmeos, temos um mercúrio conectado ao elemento ar, daí toda a atividade mental que esse signo possui, sua mutabilidade, seus vôos de pensamento que, muitas vezes, o conduzem a lugar nenhum. Sim, o geminiano é um captador de informações. Ele colhe aqui e ali, leva aos demais, mas dificilmente se aprofunda, a não ser que vejamos o mercúrio em signos que não permitem superficialidades, ou em contato com os regentes desses signos. Logo, os geminianos são conhecidos como mestres de coisa nenhuma, apesar de possuírem um conhecimento eclético.

Mas independente de sermos geminianos ou virginianos, todos temos mercúrio em nossos mapas natais. E é extremamente divertido e gratificante, analisarmos como ele se comporta em nossas vidas. A localização, por casa, nos permite ver onde somos ecléticos, joviais, capazes de seduzir com palavras, pilantras, propensos a "negociar", duais, sedutores, enfim, tudo o que esse planeta tem para nos oferecer.

E em trânsito, como podemos analisar? Um mercúrio transitante nos traz excelentes oportunidades, mas também devemos prestar atenção em seu movimento, pois, quando retrógrado, é capaz de nos pregar as maiores peças (lado brincalhão desse planeta). Um mercúrio retrógrado nos dá dificuldade de nos fazermos entender e de entender os outros (dificuldade de comunicação), nos faz comprar objetos que tanto podem não nos satisfazer, como veremos que não precisamos, que temos similar em casa, ou, então, que nos possa trazer uma série de transtornos. É comum que uma pessoa, ao adquirir um carro num trânsito de Mercúrio retrógrado, nunca fique livre de ter que estar constantemente na oficina fazendo pequenos reparos. Por isso, é muito importante que prestemos atenção à passagem desse planeta em nossos mapas, pois assim nos livraremos de uma série de problemas.

Mas se, ao contrário, ele não estiver retrógrado, grandes oportunidades nos serão dadas. É excelente para vender, comprar, se comunicar, conhecer pessoas, dar aulas, etc.

Nas lâminas do Tarô, temos Mercúrio representado pelo Arcano 1, O Mago. E como se comporta esse arcano? O Mago indica o início de algo (Mercúrio está sempre começando alguma coisa, irrequieto e em busca de novas emoções), o momento favorável para negociar, para se comunicar. Mas também indica o trapaceiro e nos aconselha a sermos cautelosos com as pessoas e situações à nossa volta. Ou, (por que não?), a termos jogo de cintura, a usarmos de malícia e de subterfúgios diante do que a vida está nos apresentando.

Na verdade, Mercúrio é tão rico em possibilidades que se pode discorrer sobre ele durante horas e horas. Mas a intenção desse artigo é fazer com que o deus Hermes/Mercúrio os incitem a buscar conhecimento, a buscar se conhecer através desse planeta.

Texto elaborado por:
Emar Vigneron
emvign@hotmail.com

Publicado neste site em 19/05/2003

Vega Plus Online


Publique o seu texto

  • Envie o seu texto para o e-mail


Voltar
Voltar à lista de artigos