Sadhana Informática
Procurar: ok






Posições obtidas
das efemérides
do programa
Astrologia Natal


Você está aqui: Home > Leituras > Textos e Artigos > 2005 - Ano do Galo-Madeira

Seção de Textos e Artigos


2005 - Ano do Galo-Madeira
por Rosane Volpatto


Segundo o calendário chinês, o próximo ano novo será celebrado na segunda Lua Nova depois de 21 de dezembro ( 9 de fevereiro), começo do ano do Galo Madeira, época em que na China realizam-se diversos festivais e rituais para atrair a boa sorte. Este ano corresponde a 4702 e ao signo do Galo, cujo elemento fixo é o metal "yin", enquanto que por elemento variável este ano corresponde a madeira.

Na mitologia chinesa, o galo celeste é uma ave de plumagem dourada que canta três vezes ao dia: a primeira vez, quando o Sol toma seu banho matinal nos confins do oceano; a segunda vez, quando o astro está no zênite, e a terceira vez, quando desaparece no poente. O primeiro canto sacode os deuses e desperta a humanidade.

O galo celeste é o antepassado de "yang", princípio masculino do universo e corresponde ao "yin", princípio feminino. Tem três pés e constrói o seu ninho na árvore Fusang, que cresce no país da aurora e cuja altura é de quilômetros. Põe ovos de ouro, dos quais saem pintinhos de crista vermelha, os quais, todas as manhãs, respondem ao seu canto. Todos os galos da terra são descendentes do galo celeste, chamado também "Ave da Aurora". O galo é o décimo signo do zodíaco chinês e está ligado ao pôr-do-sol.

De acordo com a filosofia oriental, todo o universo é composto de cinco elementos: o fogo, a terra, a madeira, o metal e a água. Estes cinco elementos têm um papel fundamental em nossa vida cotidiana. Nossas emoções, nossa saúde e até nossa vida espiritual resultam da interação dessas cinco forças da natureza. Nosso corpo humano cada órgão importante corresponde a um elemento, assim especificados:

METAL - Pulmões, dentes, pele

FOGO - Coração

MADEIRA - Fígado, garganta e coluna

ÁGUA - rins

TERRA - baço e pâncreas.

Segundo a sabedoria oriental, a harmonia entre as energias dos elementos processa-se da seguinte maneira: a MADEIRA serve de alimento para o FOGO, que quando se apaga transforma-se em conzas que farão parte da TERRA, na qual os METAIS e os outros minerais são formados. Por sua vez, quando liquefeitos, os metais transformam-se em ÁGUA, que serve de alimento para os vegetais que nos fornecem a MADEIRA. Este é o ciclo conhecido como de CRIAÇÃO ou GERAÇÃO.

Já no ciclo de DESTRUIÇÃO ou DOMINAÇÃO, a ÁGUA apaga o FOGO, que por sua vez derrete os metais. Os metais transformados em objetos cortantes derrubam a árvore e a MADEIRA. A árvore se alimenta dos nutrientes da TERRA. Esta, absorve a ÁGUA das chuvas fechando o ciclo.

Cada ano é regido por um dos cinco elementos e 2005 será a vez do elemento MADEIRA. Entretanto, nos encontramos no ciclo de DESTRUIÇÃO, pois o Galo possui o elemento fixo METAL que corta a MADEIRA. Esta desharmonia pode conduzir o ano de 2005 para conflitos internacionais e desastres naturais.

Os elementos que aparecem a cada ano no calendário chinês são as áreas reveladoras de sinais que devem ser observados atentamente. Como a MADEIRA está sendo destruída pelo metal em 2005, é bem provável que poderemos ter problemas com áreas associadas com a madeira, como plantas e meio ambiente. Podem ocorrer, portanto, sérios danos às florestas, acarretando alterações climáticas. Serão observados distúrbios tropicais, ciclones, tremores de terra, erupções de vulcões, tornados e o mar nos trará mais surpresas desagradáveis e sustos em 2005.

A difícil dinâmica entre o metal e a madeira, poderá exarcebar ainda mais, problemas de saúde com a garganta, a coluna e o fígado. Em pesquisa recente, o metal foi associado à doenças conhecidas como Alzheimers e Parkinson. O ex-presidente norte-americano Regan. morreu de Alzheimer em 2004, ano do macaco, confirmando a ligação que existe entre o metal e a doença. Antecipa-se que esta doença estará mais em foco em 2005.

O metal é símbolo decorativo de jóias, portanto o ano Galo, induzirá mais negócios bem sucedidos na área de mineração, cosméticos, agenciamento de eventos e indústrias de entreterimento. Em contrapartida, indústrias relacionadas ao elemento madeira, tais como: têxtil, livros e plantas, não terão um ano muito favorável.

O Galo dá lugar ao nascimento do FOGO de Yin que é símbolo de explosão. Os nativos deste signo são extremamente agitados e nervosos, acarretando-lhes com tal atitude, uma vida cheia de altos e baixos. Sendo assim, o ano do Galo também, será particularmente vulnerável a desastres com fogo e explosões.

O Calendário chinês apresenta-se em ciclos de 60 anos. Isto significa que experimentamos o mesmo ano do Galo Madeira em 13/02/1945 -01/02/1946, época em que ocorreram dois eventos principais: a queda da primeira bomba atômica com a destruição de Hiroshima e de Nagasaki e a finalização da segunda guerra mundial. Sessenta anos após, com o mesmo par de elementos aparecendo outra vez, esperamos que 2005 seja o ano da vitória do mundo contra o terrorismo global. Sabemos que madeira e metal são elementos em conflito, portanto já é esperado que este ano Galo não seja de todo pacífico e qualquer vitória só será obtida com muita luta e consideráveis baixas.

Os nativos do galo costumam ser extremamente vaidosos e adoram elogios, não fossem eles os reis do terreiro. E, com muito esmero, fazem de tudo para que tais cumprimentos sejam realmente merecidos. Em geral, preferem a companhia e amizade do sexo oposto, naturalmente para observar o efeito causado por sua extravagente plumagem. Assim, conseqüentemente, um ano de Galo trará mais atividades relacionadas a eventos glamourosos.

Este ano novo do Galo Madeira será também marcado com uma conjuntura econômica mais difícil do que dos últimos três anos. O dinheiro tornar-se-á mais escasso, e se terá que trabalhar mais duramente se quisermos conservar nosso padrão de vida atual. Haverá entretanto, uma maior valorização da mulher, da energia feminina e dos cultos da Grande Mãe. Ocorrerá ainda, um renascimento da arte e do artista em geral.

Espera-se também, para 2005, muitas mudanças, o estabelecimento de uma ordem mais justa e novas invenções com sentidos inteiramente inovadores. Exibindo o mesmo perfil dos nativos do galo, 2005 será um ano dedicado à criatividade, ao pensamento inovador, à grandes avanços tecnológicos e à novas legislações.

O canto do Galo Madeira chega para despertar a humanidade de seu sonambulismo, sacudir os deuses e nos fazer vislumbrar uma nova aurora, onde nada mais será como antigamente. O terrorismo, o egocentrismo, a tirania, o abuso de poder e a exploração humana serão desmascarados. Muitas serão as vozes que se levantarão contra a fome, a exploração sexual de menores, contra a violência doméstica e o narcotráfico.

Em 2005 seja mais verdadeiro, mais honesto consigo mesmo e solidário com a humanidade. Não seja perfeito, para não ser crucificado, mas tente aprimora-se em todos os sentidos. Se assim proceder, com certeza 2005 será para você um ano bastante positivo.

FAÇA SEU FUTURO ACONTECER AQUI E AGORA!

FELIZ ANO NOVO!

  • Nome do Galo em chinês: JI
  • Horas governadas pelo Galo: das 17h às 19h
  • Direção de seu signo: oeste
  • Signo ocidental correspondente: Virgem
  • Elemento fixo: metal
  • Polaridade: yin
  • Cor: amarelo
  • Planta: laranjeira
  • Flor: girassol

Texto elaborado por:
Rosane Volpatto
rosanevolpatto@brturbo.com

Publicado neste site em 10/02/2005

Vega Plus Online


Publique o seu texto

  • Envie o seu texto para o e-mail


Voltar
Voltar à lista de artigos