Sadhana Informática
Procurar: ok






Posições obtidas
das efemérides
do programa
Astrologia Natal


Você está aqui: Home > Leituras > Textos e Artigos > Arqueologia – O Mecanismo de Antícera

Seção de Textos e Artigos


Arqueologia – O Mecanismo de Antícera
extraído da revista Veja
e enviado por Benedito José Paccanaro


Faz um século que o mecanismo de Anticítera, um artefato arqueológico da Grécia antiga foi descoberto em 1900 por mergulhadores.

Sabia-se apenas que o dispositivo funcionava como uma espécie de calendário solar e lunar. Um novo estudo recentemente revelou que o aparelho era capaz de fazer muito mais do que apontar os astros no céu.

Conclui-se que o mecanismo de Anticítera, descoberto próximo à ilha do mesmo nome, no litoral grego, é uma espécie de ancestral do computador moderno, um invento tão avançado para a época que nos dez séculos seguintes não se criou nada tecnologicamente tão elaborado.

As descobertas indicam que o mecanismo de Anticítera era constituído por, no mínimo, trinta engrenagens de bronze feitas a mão e organizadas de maneira a representar mecanicamente a órbita da Lua e de outros planetas.

Em poucas horas, os astrônomos da época podiam prever a ocorrência de eclipses com anos de antecedência e representar a posição do Sol, da Lua e dos planetas no céu.

Quando foi encontrado nas águas do Mediterrâneo, o mecanismo de Anticítera estava corroído pelo tempo e pela água salgada. Durante anos foi limpo e recuperado.

Fonte: revista Veja, 06/12/2006 página 88

Texto enviado por:
Benedito José Paccanaro
bjpaccanaro@uol.com.br

Publicado neste site em 22/01/2007

Vega Plus Online


Publique o seu texto

  • Envie o seu texto para o e-mail


Voltar
Voltar à lista de artigos